segunda-feira, 4 de novembro de 2013

TRT15 - Matemática e Português

Tenho mais facilidade para falar do estudo do Direito, mas  há outras matérias que posso dar algumas dicas úteis.
A boa notícia da prova do TRT15 é que na parte de conhecimentos gerais para técnico cai: português, regimento interno e matemática. O que tem de bom nisso? 
As questões do regimento interno normalmente cobram decoreba e sua resolução é mais rápida e fácil do que as questões de matemática.
Para analista a mesma coisa, acrescentando ainda (para alguns cargos) o tema de noções de administração pública.

Português 
Técnico - 
Tem algumas questões que com certeza estarão lá no dia 15/12: crase e voz passiva. 
Quando me preparei para técnico dei uma boa estudada nesses dois temas.
 É bom estudar regência verbal e nominal. Só com essas matérias dá pra garantir muitas questões. 
Com relação às questões de interpretação de texto a minha dica é a seguinte: leia o texto com atenção uma vez. Vá para a questão. Leia o enunciado. Entendeu o que ela tá te pedindo? Legal, mas ainda NÃO RESPONDA. Volte ao texto e releia exatamente o(s) parágrafo(s) exigidos pela questão e só então escolha a alternativa correta. 
Não deixe para treinar a prova no sábado anterior. 
Baixe a prova do TRT18 ou do TRT1 e faça as questões de português. A FCC tende a repetir o mesmo padrão de questões, se você já tiver treinado em casa, vai responder  mais rapidamente e com mais chances de acertar.

Analista -
Desculpem-me a expressão, mas a parte de interpretação de texto da prova de analista da FCC é diabólica!
Textos herméticos e enunciados que também não ajudam muito.
Terrorismos à parte, ainda dá para acertar muitas questões. A parte gramatical não pode ser desperdiçada, são nessas questões que são conseguidos pontos preciosos.
Após esse aparte, repito a dica de técnico:
Com relação às questões de interpretação de texto a minha dica é a seguinte: leia o texto com atenção uma vez. Vá para a questão. Leia o enunciado. Entendeu o que ela tá te pedindo? Legal, mas ainda NÃO RESPONDA. Volte ao texto e releia exatamente o(s) parágrafo(s) exigidos pela questão e só então escolha a alternativa correta. 
Não deixe para treinar a prova no sábado anterior. 
Baixe a prova do TRT18 ou do TRT1 e faça as questões de português. A FCC tende a repetir o mesmo padrão de questões, se você já tiver treinado em casa, vai responder  mais rapidamente e com mais chances de acertar.

Matemática
Lembra aquela minha dica de concentração? 
Relembrando: Fechar o olho, visualizar os  pares 0-100, 2-98.....98-2-0-100.
Ela ajuda a deixar a mente quieta, pronta para o estudo, sem ruído mental. Se você conseguiu fazer, acredito que passou a se conhecer mais um pouquinho e percebeu que o seu padrão mental muda depois desse exercício. É uma muleta racional para a meditação.
Por que estou falando disso?
Porque o nosso cérebro é uma máquina impressionante. Ele se amolda conforme as suas necessidades.
Quando entrei na Faculdade de Direito, era boa em matemática, tinha feito colégio técnico em química, adorava aqueles cálculos estequiométricos. 
E logo nas primeiras aulas ouvia alguns professores falando: Não sou bom de matemática, por isso fiz Direito! 
Isso me corroía, pois eu pensava que o Direito foi uma escolha, não uma imposição, que conversa de derrotado, blábláblá....
O tempo passou, depois de muito Kelsen, muito Canotilho, muitos acórdãos do STF etc, fui me preparar para um concurso que exigia matemática. Meus Amigos... 
Não conseguia fazer nem um cálculo de porcentagem simples. FIQUEI BURRA! Foi a minha reação inicial. Estava enganada, graças a Deus. 
Depois de fazer uns 3 exercícios eu melhorei muito o desempenho e depois de mais outros tantos voltei ao meu patamar normal. 
Resuminho: Acorde o lado matemático do seu cérebro!
A receita é uma só: exercícios! errou? não fique triste, procure saber como resolver (novamente indico o questões de concursos - juro que não ganho um centavo por essa propaganda. É bom mesmo!) e faça pelo menos 1 exercício por dia.


Um comentário:

  1. Obrigado, Daniella! suas dicas estão sendo muito valiosas para mim! abraços

    ResponderExcluir