quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Primeira Técnica: Conheça o seu adversário


Dizem que amar se aprende amando. Passar em prova também se aprende fazendo prova.

"Ah mas eu não sei direito do trabalho, nunca vi uma lei na vida, essa prova deve ser difícil, só quem estudou nas melhores escolas e faculdades pode passar" "Pequeno eu" falando

Deixe de blablablá e baixe a última prova de técnico ou analista, agora desligue a tv, desligue o celular e pelamordeDeus desligue esse computador. Sente e faça a prova.
A matéria que você não sabe chute e faça uma indicação na prova, um asterisco, uma interrogação, porque você vai usá-la depois.
Pegue o gabarito e corrija a prova. Anote a porcentagem de acertos. Não me vai perder tempo vendo qual foi a nota de corte, não é o objetivo agora.
Você só está conhecendo o seu possível namorado(a) não vai casar com ele.
Pronto. Feito isso você tem uma ideia do que será seu desafio.
Como já estou na estrada há algum tempo posso adiantar algumas coisas sobre a FCC.

LEI SECA
Por mais incrível que pareça, quem não fez direito tem mais facilidade para passar na prova da FCC do que quem já é bacharel.
Na faculdade de Direito temos um certo nojo de ter que conhecer a literalidade da lei (ora é para isso que serve o vade mecum), além disso sabemos que a melhor resposta para uma questão jurídica é "Depende". Só que "Depende" não vai ajudar muito na hora da prova.
Portanto, fez você a maravilhosa Faculdade de Direito ou não, para passar na FCC você terá que conhecer a letra da lei (pra isso tem técnica também), pois é isso que a FCC quer de você.
E no caso específico do TRT, Súmula é Lei. Não vou discutir fonte de direito do trabalho aqui. O que estou falando é que além das leis você terá que conhecer as Súmulas do TST (http://www.tst.jus.br/sumulas).

RESPOSTA CORRETA
Já repararam que a melhor resposta para os problemas da vida normalmente é a mais simples?
Tendo a ser ansiosa e não sei quem me falou uma dica tão simples, mas pela qual sou muito grata:
A prova terá 60 questões, cada qual com 5 alternativas. Dessas 5 alternativas há apenas uma que é a correta.
Que coisa simples!
Não tenho que desmontar uma bomba em 3 minutos, tenho apenas que descobrir qual das 5 alternativas que é a correta!
Isso, por mais simples que pareça, é MUITO importante quando o assunto é FCC.
Tem um site que gosto muito (www.questoesdeconcursos.com.br) e estou sempre resolvendo as questões e acompanhando os comentários e fico espantada com o quanto as pessoas gastam tempo e energia querendo desqualificar a Banca. Não faça isso. Não agora, talvez na hora de fazer um recurso sim, mas agora não e muito menos na hora da prova.
Entenda o seguinte: Quando você encarar uma questão da FCC e não souber a certa. Pense: Qual das alternativas é a menos errada?
Acredite, isso já me fez acertar muitas questões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário