sábado, 26 de outubro de 2013

Quarta técnica: Conhecendo a si mesmo – Técnica de concentração

Conhecer o adversário é importante, mas nada é mais importante do que conhecer a si mesmo.
Pergunte-se: eu quero realmente passar nesse concurso?
Se a resposta é positiva, continue a ler.
Você pode não ter percebido, mas existe uma mágica aqui. É por meio dessas simples palavras que uma completa estranha está escrevendo (ou não tão estranha assim) que você pode EFETIVAMENTE passar e conquistar uma carreira digna, promissora e estável.
Por que mágica? Porque na frente de seus olhos está a possibilidade de transformação, com técnicas simples que foram testadas e aprovadas!
Por que dá certo?
Porque ela transforma o aluno (aquele que assiste aula) em ESTUDANTE (aquele que estuda) “Professor Pierluigi Piazzi”, (esse professor de física tem vídeos bem legais no youtube, recomendo).
Nenhum aluno vai passar no TRT2, no TRT15, no TRF3, mas o primeiro colocado será um grande ESTUDANTE.
Por que falei sobre isso agora?
Para que fique muito claro que qualquer método somente dará resultado se você se tornar responsável por você mesmo.
A concentração e o foco são essenciais e com essa atitude responsável fica mais fácil praticá-los e obter os benefícios que eles trazem.

O que é concentrar-se? O que é manter o foco?
É desligar o fluxo de pensamento.

Você começa a ler a lei, tá indo 100%. De repente você lê que o prazo para o recurso ordinário é de 8 dias, daí se lembra que dia 8 de novembro tem uma festa. Vem uma voz e te lembra que aquele mala da sua turma vai estar lá, que cara nerd! nunca te passou cola, cola... você adorava passar cola na mão quando criança e ver formar aquela película, puxa... mas antigamente os desenhos eram tão legais, nossa... será que o He-Man era gay? E por ai vai....

Nisso você fingiu que leu 2 páginas e não tem a menor ideia do que os artigos falavam.
Já percebeu que quando você está resolvendo um exercício de matemática seu pensamento não vagueia tanto? Calcula aí 1673,17 x 895,12. Duvido que você vai ficar ouvindo vozes, duvido.
A ideia é trazer essa concentração do raciocínio matemático para o momento que você for estudar. Como você faz isso?
Uma técnica muito simples e que você deverá praticar SEMPRE que for estudar.
Técnica do zero ao cem
Feche os olhos e mentalize olhando para cima e para a direita:
0 - 100 (visualize o número zero e depois o número cem); 2-98; 4-96; 6-94; 8-92; 10-90; 12-88; 14-86....50-50; 52-48; ..... até chegar a 100-0 novamente.
Se errar algum par tem que voltar para o início de novo!
Conseguiu? Que ótimo! Perceba como os pensamentos cessaram? Procure se manter nesse estado durante todo o tempo que estiver estudando e sempre que perceber que as vozes (o fluxo de pensamento) voltaram, refaça o exercício.

Não inventei esse exercício. Li no site da Editora Ferreira (não sei se existe ainda) e utilizei para o meu preparo para Analista. Até hoje quando quero parar o fluxo de pensamentos utilizo essa técnica para me concentrar. Funciona muito bem.


Destaco mais uma vez que a ideia aqui é parar aquele fluxo de pensamentos que desfoca a sua atenção e impede a apreensão do conteúdo (literalmente uma perda de tempo).  

2 comentários: