domingo, 27 de outubro de 2013

Quinta técnica - Ganhando tempo

Na minha opinião esse é o bem mais precioso que nós temos e no que diz respeito a concursos é essencial organizar o seu tempo.
Como é o intuito do blog, vou repassar a minha experiência e espero que possa ser útil para a situação individual de cada leitor.
Quando prestei pra técnico eu tinha 1 mês e nada mais. Tinha que estudar todo o conteúdo do edital, baixar matéria, fazer exercícios, analisar a banca, tudo em apenas 30 dias.

Rotina de estudos para técnico
Acordava por volta das 7h00/8h00, estudava todo o período da manhã, almoçava, voltava a estudar, por volta das 16h/17h tirava um cochilo de uns 30 minutos, voltava a estudar, jantava e após estudava até umas 22h/23h.

Para Analista minha rotina foi diferente, pois já estava trabalhando. Nunca tinha pensado em prestar TRE, mas como um colega do trabalho me falou que o edital havia saído (Valeu Fábio!) e constatei que o número de vagas era interessante, resolvi prestar. Tive efetivamente 2 meses e 15 dias para estudar.

Rotina de estudos para analista
Parte inicial - 55 dias
Acordava por volta das 7h00, tomava café e ia para o trabalho de metrô e trem num percurso de 1h30min, estudava durante todo o percurso. No percurso da volta não conseguia estudar muito, por causa do barulho. Chegava em casa, jantava e estudava até umas 23h00.
Parte final - 20 dias
Tirei férias de 20 dias e praticamente repeti o esquema pra técnico.

Essa é a minha história. A sua rotina apenas você conhece e pode fazer funcionar.

DICAS
1 - Desligue a televisão - eu nunca fui muito fã de tv, devo ter acompanhado umas duas novelas em toda a minha vida, portanto, quando passei pra técnico posso falar com certeza que não perdia tempo com isso. Confesso que em 2011 estava viciada no seriado The Big Bang Theory (nerd até o osso!), mas entrei em acordo com a minha irmã e cancelamos todos os canais de seriado. Tenho certeza que isso foi essencial! Lá em casa só assistíamos o jornal da globo news uma vez por dia e às sessões do TSE/STF (pra relaxar, rs).
Essa dica veio primeiro e não foi à toa. Edital lançado e você perdendo seu bem mais precioso com  Félix, Galvão Bueno, Faustão? Nem vou falar BBB porque não acredito nessa possibilidade (não me decepcione!).
Experimente uma semana. Depois me conte.

2 - Ressuscite o tempo morto - imagine passar 1h30 olhando a paisagem do metrô/trem. Eu poderia fazer isso e ficar reclamando o quanto meu trabalho era distante. Via nesse tempo uma possibilidade de aproveitar e estudar. Aposto que você também tem esse tempo na sua rotina. 
Tem uma outra coisa que eu fazia que é bem legal, mas acho arriscado pra quem tá com o edital lançado. Na primeira leitura da lei eu gravava e ouvia em oportunidades de tempo morto.

3 - Internet - a internet sempre foi muito útil pra mim. É aqui que eu baixava as leis, as provas (só fui descobrir o site das questões on line recentemente). É uma ferramenta muito boa, mas em função das redes sociais é preciso prestar muita atenção no tempo despendido nessa ferramenta.

4 – Todo dia é dia útil – o Edital já saiu, agora não existe outro compromisso, apenas a prova. Essa é uma dica que exige disciplina espartana, mas não tem como ser diferente. Sua família, seus amigos, seus amores, eles vão entender o seu sumiço por 1 ou 2 meses. O cronograma deve ser montado de segunda a segunda e comemore cada feriado, pois você terá o dia inteiro para estudar.

5 – Cronograma – É aqui que você precisa conhecer o volume de material, a quantidade de tempo disponível e conhecer a si mesmo. Com essas informações monte um cronograma possível, mas que permita que todo o conteúdo seja abordado e haja tempo para o treino dos exercícios e revisões. Nesse caso seu tempo pode ser utilizado de forma inteligente e render juros!

6 – Sono –    Se você está lendo com atenção, deve ter reparado que no meu cronograma pra técnico tinha uma paradinha para o cochilo. (Putz, que pessoa preguiçosa! Tinha só um mês pra estudar e ainda fazia a siesta?) Acreditem, isso não é feitiçaria. É tecnologia! A memorização ocorre em uma das fases do sono, a fase REM (fase do movimento rápido dos olhos). Portanto, se você está pensando em passar a noite em claro decorando a legislação, desaconselho veementemente.
Rui Barbosa, um grande jurista e político, na sua “Oração aos Moços” aconselha o estudo pela manhã, bem cedinho. Não creio que isso seja uma coincidência.
Portanto, não deixe de dormir (não estou falando que vc deve dormir 12 horas por dia que vai virar um gênio!). Programe pelo menos de 6 a 8 horas de sono.
Estude e durma. Ao acordar relembre o que foi estudado (com 5 minutos vc faz isso). Essa técnica potencializa a memorização.


7 – Exercícios Físicos – Sete é o meu número preferido. Deixei o melhor para o final. Uma hora de exercício faz seu cérebro oxigenar. A mesma hora libera uma quantidade muito bem vinda de endorfina que te deixa automaticamente mais feliz e menos ansioso. Essa é uma dica que a princípio pode parecer contraproducente, porém tem relação com neurociência, ou tecnologia do aprendizado. A atividade física vai deixar seu cérebro mais eficiente e o seu corpo mais relaxado. Sua mente agradece, seus objetivos também. Reserve pelo menos 2 ou três horas por semana para isso. 

8 comentários:

  1. Parabéns! gostei muito das dicas. muita coisa do que vc falou a gente sabe, mas está bem direcionado e as vezes a gente precisa "acordar" e parar de perder tempo.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É isso mesmo João. Sabia que foi bom até pra mim? É legal ter a dica assim condensada para ajustar os estudos.

      Excluir
  2. Depois de um fim de semana nada produtivo encontrei seu blog..Suas dicas estão sendo ótimas, vou prestar para técnico do TRT 15, atualmente estou emprestada no eleitoral.Obrigadaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Obrigada!
      Fico feliz que as dicas foram úteis pra você. Somos colegas de TRE.

      Excluir
  3. Daniella, obrigado por todas as dicas já postadas!
    Eu tenho dificuldade em fazer uma boa pontuação em Português e matemática, e isso tem me prejudicado muito no tal do "desvio padrão" da FCC
    Estou me esforçando bastante nessas matérias, mas se possível gostaria de saber dicas suas! abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiz! Fiz um post sobre essas dúvidas. Espero que te ajude. Qualquer coisa é só falar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito legal essas suas dicas , ainda tenjo esperança então ! Quando saiu o edital já estudava a pouco mais de um mês , vou prestar pra técnico trf3 , tô tentando me organizar , pois tbém trabalho o dia inteiro , ainda tenho a vantagem de poder estudar no trabalho , já que trabalho com computador o dia todo , mas não sei se leio ou fico só resolvendo exercícios o que acham mais conveniente?

    Grata , Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, se o seu estudo no trabalho é de qualidade, ou seja, é bem focado, sem distrações, recomendo que você procure zerar o edital primeiro.
      Entretanto, imagino que no trabalho você deve ter que efetuar outras tarefas enquanto estuda, desse modo, acho que a resolução de questões se compatibiliza melhor. Se optar por esse caminho, deixe um caderno do lado e anote o que aprendeu com a resolução das questões. Errar é humano, errar novamente tira a chance de ganhar a vaga!

      Excluir