sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Terceira Técnica: Como Decorar a lei

Poxa, que legal. Você foi mesmo lá, leu o edital, separou as leis, até já imprimiu a primeira. 
E agora José?
Agora vem o método.
Pegue essa lei, comece, por exemplo, pela Lei 8.112.
Certifique-se que só selecionou os capítulos que serão cobrados, é só conferir os capítulos com o edital, algumas legislações a FCC cobra toda a lei e outras ela seleciona apenas alguns capítulos.
Com a Lei na mão (esquece essa ideia de ler no tablet, celular etc, ESQUECE!), separe um marca texto AMARELO, uma caneta vermelha e uma outra cor de caneta.
Você vai fazer inicialmente um reconhecimento do texto, é como se vc estivesse ficando com a lei, vendo se ela é bonita, cheirosa, se tem algum conteúdo :)
Vai dar uma olhada nos títulos, e fará a chamada leitura transversal que consiste em tomar conhecimento de cada artigo, porém sem se fixar ou se preocupar em entender tudo ou decorar alguma coisa agora. Sabe quando chega a revista, vc tira o saquinho e dá aquela folheada, vê o que tem em cada página, onde está a matéria da capa, mas não lê artigo algum?
É como se você estivesse tirando uma fotografia mental de cada artigo da lei e deve usar no máximo 20 segundos por página.
Agora você já tem uma ideia do que a lei fala, não sabe todos os parâmetros que ela define, mas sabe os temas que serão tratados.
O próximo passo é ler a lei. Agora ficou sério, tem compromisso, tá namorando.
Você precisa se concentrar (depois vou passar umas técnicas que ajudam bem).
Leia cada um dos artigos com a máxima atenção possível e é nesse momento que você vai usar a caneta vermelha e o marca texto amarelo.
Sempre que a lei falar sobre números (de modo geral quando ela fala de prazos) você vai sublinhar referido prazo com o marca texto e anotar ao lado, na margem esquerda, com a caneta vermelha, o número referido pela lei.
Exemplo: Lei 8.112, art. 15, §1º: É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.
Você irá sublinhar o texto “quinze dias” e ira escrever ao lado “15 dias”
Sempre que a lei fizer uma enumeração você irá sublinhar cada item que é referido.
Sempre que a lei definir um conceito você sublinhará essa definição.
Siga um pouco sua intuiçãosempre que você achar que o assunto é importante sublinhe ele com amarelo.
Procure diferenciar também as proibições das permissões. Utilize a caneta vermelha para destacar as vedações e uma caneta azul ou verde para destacar as permissões.
Feito isso, você pode dizer que conhece a lei. Mas ela ainda não está na sua corrente sanguínea.
Você será forte, persistente e cheio de fé e lerá novamente essa lei. Sim você vai casar com a “Norma” (Pô gente, dá uma risadinha vai...). 
Concentre-se e leia novamente a lei. Ative toda sua atenção naquelas anotações realizadas na segunda leitura.
Agora pegue 1 folha de sulfite. No máximo 2. Transcreva aqueles prazos e aquelas enumerações que vc destacou na segunda leitura.
Pronto. Você está pronto para resolver qualquer questão da FCC.

RESUMO
Primeira leitura: “Ficar”: Folheie a lei, foque nos títulos e capítulos. Olhe para cada artigo, fotografe com os olhos, vc não vai ler. Fique no máximo 20 segundos em cada página.
Segunda Leitura: “Namorar”: Leia atentamente cada artigo. Sublinhe aquilo que achar importante. Sublinhe NECESSARIAMENTE todos os números (especialmente prazos) e enumerações.
Terceira Leitura: “Casar”: Leia com toda a atenção cada artigo e foque no que está sublinhado.
Certidão de casamento: Anote resumidamente os prazos e enumerações.

Observações: Na segunda leitura é o momento de tirar qualquer dúvida que surja. É agora que você vai precisar de uma apostila, um livro, uma ajuda amiga e altamente qualificada de uma consultora - olha o jabá! ;) - o google, seja lá o que for. Só não deixe essa dúvida para depois.
Vá para as questões. Eu já indiquei o site Questões de Concursos, porque é o que eu uso e acho a relação custo/benefício muito boa. Após cada leitura de lei, faça pelo menos uns 50 exercícios. Procure fazer os exercícios do seu nível. Se for prestar pra técnico só faça questões de técnico, com analista é a mesma coisa. O enfoque da banca é diferente conforme o cargo.
Acreditem. Dá certo!


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Vou dar uma focada no TRT15, mandar várias dicas específicas pra esse concurso, mas pretendo depois do dia 15/12 voltar a dar dicas gerais.

      Excluir
  2. Valiosa experiência!
    Aguardando, ansiosamente, por suas orientações! Vou prestar TRT 15!!
    Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Miguel! O TRT Campinas vale todo o esforço. Desejo o seu sucesso!

      Excluir
  3. Daniella, parabéns pelo blog!
    Foi o "norte" que precisava! Pretendo fazer TRF3 para analista!
    Se possível, gostaria que fizesse um post sobre as questões abertas e/ou redação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lucilene!
      Vou comentar esses temas sim, mas já adianto TREINE!

      Excluir